domingo, 31 de maio de 2009

Clima

A atmosfera é fundamental á existência de vida no planeta.
O seu comportamento é dinâmico e muito complexo, estando em permanente interacção com os vários elementos que a rodeiam (os oceanos, a superfície terrestre o sol…)

A atmosfera é constituída essencialmente por oxigénio e azoto, estes dois representam 99% da sua composição. O restante 1% e constituído por vapor de água, dióxido de carbono entre outros. O dióxido de Carbono e a água são fundamentais para o fenómeno Efeito de Estufa.
Se a atmosfera não tivesse na sua constituição GEE, esta não seria um planeta com uma temperatura média muito mais baixa. Estes gases funcionam como um “cobertor” onde podemos então concluir que o efeito de estufa é um fenómeno importante para a existência de vida no nosso planeta. Agora se esse efeito for muito forte ai sim podemos ter um fenómeno contrário ou seja termos um planeta demasiado quente.
As emissões de co2 começaram desde cedo como o queimar da lenha já nos antepassados. E ao longo do tempo têm vindo a aumentar devido ás necessidades humanas. Principalmente a partir da revolução industrial.
As principais actividades com maior emissão de GEE
São:
- As industrias energéticas
- Transportes
- Industria e construção civil
- Agricultura e pecuária
Entre outros …
No futuro o clima será afectado consoante as emissões de efeito de estufa.
Que de um modo geral a subida da temperatura média do planeta. Que terá consequências para a vida na terra. Para além dos efeitos directos ( o aumento do nível da água do mar) este aumento também provocar desequilíbrios no planeta, uma vez que vai passar a haver mais energia na atmosfera terrestre.

Alterações climáticas irão provocar:
- Aumento da Erosão costeira (devido a subida das águas)
- Como já foi referido vai haver com mais frequências ondas de calor
- Maior risco de cheias no verão e de secas no verão
- Maior risco de incêndios


Algumas medidas para a diminuição do co2
- Promoção do Aquecimento de água por energia solar
- Incentivo á utilização dos transportes públicos
- Produção de electricidade a partir de fontes renováveis de energia
- Aumento da reciclagem

Tudo o que fazemos tem um impacto ao nível das alterações climáticas, principalmente devido á forma como utilizamos a energia.
Mas se nós alterarmos pequenos hábitos do dia-a dia podemos ajudar para a diminuição da emissão dos GEE.
Parar por um minuto e ver como podemos fazer para contribuir para essa emissão é uma tarefa que é possível para todos nós. Podemos começar por poupar energia é uma óptima ideia para quem quer mudar a situação.


Mas há outras hipóteses e elas são:
- Utilizar lâmpadas económicas
- usar transportes públicos
- Evitar máquinas de secar roupa, somos o pais que tem um maior números de horas solares, porque secar a roupa na maquina se podemos pô-la no estendal. (ajuda o ambiente e carteira se assim fizermos).
- Utilizar energias renováveis
- Fazer reciclagem.

NÃO É DIFICIL POIS NÃO! BASTA QUERER!

Sem comentários:

Enviar um comentário