domingo, 31 de maio de 2009

Crenças e Religiões

A Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar") pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que parte da humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.

RELIGIÕES UNIVERSAIS:

HINDUÍSMO: o hinduísmo tem uma origem remota que remonta a vários milénios a. C. Os seus livros sagrados são os Vedas. Não existe um fundador, nem uma doutrina unitária dessa religião. Está indissoluvelmente ligada à antiquíssima cultura hindu e, em geral, a sua difusão limita-se à Índia. O hinduísta adora muitos deuses ─ mais de 300 milhões ─, mas considera-os manifestações de uma única realidade divina. O hinduísmo é tolerante e aceita outros conceitos da divindade e costumes muito diversos.

BUDISMO: o budismo foi fundado por Buda no séc. VI a. C. Era considerado a princípio uma seita do hinduísmo, mas pouco a pouco expandiu-se por todo o Sudeste asiático. O budismo, na realidade, é uma religião sem Deus. Buda não acreditava em nenhum ser divino e negava que o homem tivesse alma imortal. Esta religião originária mantém-se no Ceilão, na Birmânia e na Tailândia. Esta divisão do budismo denomina-se hinayana. "o pequeno veículo" (da salvação). A outra, chamada mahayana, "o grande veículo", que predomina no Japão, China e Tibete, adora Buda como um deus.

CRISTIANISMO: o cristianismo é a religião mais difundida, estendendo-se por todos os continentes. A fé cristã, que surgiu na Palestina há 2000 anos, reconhece um único Deus (monoteísmo). Considera seu fundador, Jesus Cristo, como a encarnação de Deus. O cristianismo sustenta a doutrina trinitária, ou seja, a doutrina da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, que constituem três pessoas numa só natureza. O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia. O cristianismo divide-se em três grandes confissões: a católica romana, a ortodoxa oriental e a protestante.

ISLAMISMO: o islamismo é a mais recente das religiões; foi fundado por Maomé, no séc. VII, na Arábia. Os seus domínios estendem-se pela África e a Ásia, formando um largo cinturão, do Atlântico ao Pacífico. O islamismo ensina que Alá é o único Deus e Maomé seu profeta. Tem aspectos da religião árabe antiga, do judaísmo e do cristianismo. O livro santo é o alcorão. No decorrer dos tempos surgiu uma infinidade de seitas.

Há vários tipos de religião, e são muitos os modos que vários estudiosos utilizam para classifica-las. São elas: Panteísta, politeísta, monoteísta e ateísta.

1 comentário:

  1. The Miktronz Mark II, The Mark II, and The Mark III.
    The Mark II has been part titanium plate flat iron of the range titanium rod in femur complications of titanium sunglasses brands, and has edc titanium served titanium muzzle brake as the flagship brand for the brand since 2012.

    ResponderEliminar