domingo, 31 de maio de 2009

Mentalidades

Mentalidade

Mentalidade: é a própria mente, o pensamento. O cérebro é considerado um dos órgãos mais complexos da natureza. Através de combinações entre neurónios, estabelece uma grande quantidade de códigos, que são capazes de criar o pensamento.
Solucionar problemas, envolve usar bem a mentalidade, melhorando o cérebro, de modo a realizar os pensamentos de modo mais eficaz. O pensamento e a mentalidade estão no cérebro, e fazem parte da nossa inteligência que envolve saber escolher as melhores opções, solucionar com maior rapidez cada problema, assimilar melhor de informação, atingir um patamar mais elevado da sociedade. Mas sem ser exercitada a mentalidade atrofiasse , dependendo deste exercício para se desenvolver. A mentalidade não é só um factor do meio
ambiente ou um tipo de educação; como também não é apenas uma predisposição genética, mas sim um conjunto disto tudo, que leva as pessoas a pensarem com maior eficiência e atingirem seus objectivos mais rapidamente.




Tipos de Mentalidade
Mentalidade Medieval: Na mentalidade medieval, a desigualdade entre o povo, nobreza, clero, e burguesia, era um bem e não uma injustiça, pois era baseada não no amor próprio, mas na humildade de reconhecer as carências individuais de cada um e a superioridade de outros. De maneira que a regra é a admiração às superioridades de cada um (pois cada pessoa representa em si algo da perfeição de Deus, e representa esta perfeição melhor do que qualquer outra). Em se admirando, algo daquilo a que se admira passa para quem admira, e assim sucessivamente, existe uma constante progressão social para o mais alto, para o mais belo, para o mais perfeito, nesta época reinava uma mentalidade teológica imposta pela igreja que nesta altura funcionava como uma repressora da evolução.

Mentalidade Renascentista: desenvolveu-se na Europa no decorre dos séculos XV e XVI, com inspiração nas artes, nas ciências e em outros ramos da actividade humana. Esta mentalidade baseia-se num conceito antropocêntrico (o qual tem o homem como centro do mundo). Esta proposta correspondia a um reconhecimento e a uma crença optimista nas capacidades e no valor do ser humano, contrapondo-se à visão medieval do mundo. Os intelectuais renascentistas procuravam viver intensamente a vida terrena, com um grande desejo de fama e de glória, interessando-se cada vez mais por si próprios (individualismo). No entanto, não só o homem se encontrava no centro das preocupações renascentistas: também a natureza era objecto de conhecimento. O saber renascentista assentava numa mentalidade racionalista, ou seja, só se considerava válido o conhecimento que, comprovado pela observação e pela experiência humana, pudesse ser explicado de forma racional e inteligível. Neste processo tiveram grande importância as viagens de descoberta, que muito contribuíram para desfazer algumas ideias erradas, tanto de geografia, como acerca dos povos, da fauna e flora de outras terras até então desconhecidas.

“Mentalidade revolucionária”: Representa o estado de espírito, permanente ou transitório, no qual um indivíduo ou grupo se crê habilitado a remoldar o conjunto da sociedade a mentalidade revolucionária é totalitária e genocida em si, independentemente dos conteúdos ideológicos de que se preencha em diferentes circunstâncias e ocasiões.Recusando-se a prestar satisfações senão a um futuro hipotético de sua própria invenção e firmemente disposto a destruir pela astúcia ou pela força todo obstáculo que se oponha à remoldagem do mundo à sua própria imagem e semelhança, o revolucionário é o inimigo máximo da espécie humana, perto do qual os tiranos e conquistadores da antigüidade impressionam pela modéstia das suas pretensões e por uma notável circunspecção no emprego dos meios.
O que influencia as mentalidades?
As mentalidades, dependem sobretudo do meio envolvente, e da sociedade em que vivemos, apesar das mudanças já aceites na nossa sociedade, ainda persistem muitos preconceitos sobre certos aspectos. Então, nas pequenas localidades interiores ainda parece ser pior. Tudo depende das pessoas, e sobretudo delas, mas também depende dos outros.

Evolução das mentalidades em relação á mulher: Na antiguidade o mundo era dos homens, a mulher era submissa, ficavam em casa, faziam as tarefas domésticas, e tomavam conta dos filhos, vivia em função da família enquanto o homem trabalhava. Na actualidade a mulher tem os mesmo direitos do homem, tem uma carreira e vida social, já não esta confinada a sua casa, são livres possuem cargos tão importantes quanto os dos homens e podem ser totalmente independentes.

1 comentário:

  1. qual periodo historico não houve mudança na mentalidade do homem ?

    ResponderEliminar