domingo, 22 de março de 2009

Ciência

Ciência

A ciência é a procura de explicações verdadeiras sobre o modo como o mundo funciona. Todo o conhecimento cientifico que hoje possuímos é o resultado de séculos de questões, investigações e observações cuidadosas que deram origem ao método cientifico, em conjunto com génios brilhantes. Antes de o método cientifico se ter desenvolvido, faziam-se descobertas sobre o mundo e desenvolviam-se tecnologias, principalmente à base de hipóteses. Nos últimos 400 anos, o progresso cientifico tornou-se mais rápido e a ciência tem sido capaz de criar uma imagem mais precisa do modo como o mundo funciona.
Apesar de ter havido avanços tecnológicos em muitas civilizações primitivas, não podemos falar em verdadeira ciência. Depois de 3800 a.C., os homens do próximo Oriente trabalharam o metal, o que levou ao declínio das ferramentas feitas de pedra.
Os Gregos Antigos foram talvez os primeiros a observar o mundo natural usando o raciocínio. Pela primeira vez desenvolveram-se teorias para explicar fenómenos comuns. Algumas delas, são próximas das ideias modernas.


Ciência medieval
Na Europa medieval prevaleceram as antigas teorias, em especial a ideia de Aristóteles de que todos os fenómenos tinham uma causa divina. Os monges conservavam vivo o seu amor pela sabedoria, copiando os textos científicos antigos. O mundo islâmico porém, continuou a contribuir para o progresso do conhecimento, desenvolvendo novas ideias na matemática, astronomia e medicina.


Ciência do Renascimento
Por volta do século XV, as ideias dos Gregos Antigos, juntamente com as da Igreja, tornaram-se um dogma em toda a Europa. Durante o Renascimento, os homens começaram a questionar este dogma e a realizar experiências de um modo verdadeiramente cientifico. Para esta nova mentalidade não havia verdades absolutas e indiscutíveis e usavam-se a observação, a experimentação e a discussão para se formularem teorias que explicassem porque razão as coisas acontecem.

A ciência permitiu assim aos homens, uma visão do mundo diferente e bem real, explicando factos que se pensavam que eram divinos. Esta visão real teve repercussões na nossa vida passada, presente e futura, alterando o modo como vemos o mundo constantemente. Um exemplo disso e o facto de o número de religiosos estar a diminuir pelo facto de se explicarem, hoje, muitas questões antes postas e que a única resposta era o divino.

Sem comentários:

Enviar um comentário