domingo, 22 de março de 2009

Evolução humana

Evolução humana

A evolução humana tem sido um assunto muito discutido. No entanto os cientistas parecem concordar que os humanos actuais, homo sapiens, são os únicos sobreviventes de um grande numero de hominídeos que foram evoluindo a partir do antepassado comum dos humanos e dos primatas há 7 milhoes de anos.
As alterações climatéricas obrigaram os nossos antepassados a saírem das florestas tropicais para savanas e bosques. Estes novos habitats levaram a que fossem realizadas mudanças consideráveis, como o bipedismo e o aumento da capacidade encefálica.
O acesso ao genoma e ao de alguns dos outros primatas levou-nos para uma nova era em que se procura identificar os genes e as alterações genéticas que nos tornaram únicos.

Os Australopitecos foram os primeiros hominídeos. Embora semelhante aos primatas, possuído um cérebro pequeno e maxilares proeminentes, o Astralopithecus era bípede. Este facto é conhecido a partir dos ossos das pernas e da coluna vertebral que foram descobertos, bem como através das pegadas deixadas há 3, 7 M.a na Tanzânia.

Homo é o género, à qual pertencem os humanos actuais. Pensa-se que evoluiu a partir dos australopitecos, entre 3 a 2 M.a. Os primeiro membros do género tinham encéfalos mais volumosos e capacidade de produzir instrumentos
O mais antigo membro que se conhece da família dos humanóides, viveu entre 24 e 18 M.a atrás.

Homo habilis
É a primeira espécie de homo e vivia nos bosques e savanas de África. Tinha capacidade encefálica de 650 a 800 ml. Fabricava instrumentos muito simples e era óptimo caçador e recolector.

Homo erectus
Foi o primeiro humano a migrar de África para a Europa e para a Ásia. Tinha uma capacidade encefálica de 850 a 1000 ml. Foram os primeiros a utilizar o fogo e exploravam melhor os seus habitats que os seus antepassados.

Neanderthal
Foram os primeiros que se adaptaram aos climas mais frios da Europa e Ásia. Eram bem constituídos e tinham um encéfalo volumoso. Foram também os primeiros humanos a supultar os mortos. Tinham grande nº de instrumentos.

Homo sapiens
Os seres humanos actuais evoluíram em primeiro lugar na África. O homo sapiens possui um encéfalo volumoso, uma inteligência considerável e a capacidade de utilizar a linguagem. Os humanos foram controlando, cada vez mais, o meio que os rodeava à medida que a agricultura, as sociedades e a tecnologia se ía desenvolvendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário