domingo, 22 de março de 2009

Tecnologia

Tecnologia

A ciência que põe as invenções e as descobertas em prática chama-se tecnologia. Um cientista descobre princípios, propriedades e processos científicos, enquanto que um engenheiro utiliza esses conhecimentos para construir máquinas e estruturas. A tecnologia teve inicio nos tempos pré-históricos mas só teve um impacto realmente importante nos séculos XVIII e XIX. Nessa altura houve, um enorme desenvolvimento das novas tecnologias, que deu origem a uma revolução na industria e nas nossas casas. Hoje, são as tecnologias da informação que nos estão a trazer outra importantíssima revolução.
Invenções mais importantes são:
Telefone, Telemóvel, Roda, Fogo, Instrumentos de caça, máquina a vapor, carro, televisão entre outros…

Tecnologia pré-histórica
Os povos pré-históricos fabricaram as primeiras ferramentas, com o principal objectivo de ajuda à caça. Trabalharam seixos para produzir objectos cortantes, deram forma às pedras e fabricaram instrumentos específicos que ainda hoje utilizamos como, machados, lâminas, facas e armas.
Continuaram a usar a pedra até cerca de 5000 a.C. , altura em que pela primeira vez se fundiu e usou cobre no Médio Oriente. Por volta de 3500 a.C.,o uso do metal desenvolveu-se com a descoberta do bronze. À idade do Bronze seguiu-se a idade do Ferro, a partir de cerca de 1500 a.C.

Tecnologia moderna
Surgiu após a Revolução Industrial, no século XVIII. As invenções transformaram as industrias tradicionais, com base no artesanato, em industrias manufactureiras. A invenção da maquina de fiar (1764) e maquina de vapor de Watt (1775) deram os materiais, as máquinas e a energia necessários ao desenvolvimento da tecnologia

Tecnologias da informação
As tecnologias da informação, abrangem a revolução nas telecomunicações e a troca de informação trazida pelo uso global dos computadores. A criação da internet, uma rede global, providencia o acesso a sites que contêm uma variada gama de informações e permite a comunicação entre utilizadores da rede

Tecnologia Alimentar
A tecnologia alimentar teve um importante papel nos alimentos que conhecemos hoje. Foi ela que descobriu técnicas para que eles durassem mais tempo e conservassem os seus nutrientes ao mesmo tempo. Métodos como a salga da carne foram substituídos pelas conservas e congelação, bem como o uso de aditivos e à manufactura de produtos sintéticos como a quorn.

Sem comentários:

Enviar um comentário