domingo, 22 de março de 2009

Mudanças no Corpo Humano

Ao longo dos tempos o homem tem evoluído, e como tal a partes no seu corpo que também sofrem uma evolução. E quais as mudanças ocorridas até agora? Quais as mudanças que poderemos vir a ter no corpo?
Todos nós sabemos que existem transformações ao longo dos tempos no homem, O ser humano originou-se pela selecção natural, o mesmo pro­cesso evolutivo que deu origem a todos os seres vivos.

Nas células de todos os seres vivos há os cromossomas e, nestes, existem os genes, estes são estruturas responsáveis por todas as caracterís­ticas que identificam um ser. Definem-lhe desde a forma até as substâncias que compõem suas células, assim como o seu funcionamento.
Os genes são formados por uma substância conhecida- o DNA, que contém as informações genéticas necessárias à vida, a partir do código genético. Ocasionalmente, este códi­go pode-se modificar e, consequentemente, as substâncias que vão ser formadas, vão ser alteradas. Essas modificações geralmente casuais são as muta­ções, que constituem a base ou a matéria-prima da evolução. Se esta modificação for favorável ao ser, aumentando-lhe a probabili­dade de sobrevivência no meio, a mutação será mantida.
Essas mudanças ocorrem continuamente e, por serem graduais, são as­similadas naturalmente pelas populações, passando despercebi­das aos nossos olhos.
Desse modo, somos, entre outras coisas, o resultado da he­rança genética.
Pensa-se que daqui a alguns bons anos o ser humano venha a obter algumas modificações morfológicas:

Tais como:
- Desaparecimento dos dentes do siso.
- Desaparecimento do dedo mindinho do pé
- Aumento da caixa craniana, devido ao aumento do cérebro
-2ª dentição
-Os músculos das orelhas deixaram de ter uso e por isso não conseguimos mexe-las (à excepção de algumas pessoas)
- Os pêlos tendem a desaparecer, ao longo dos anos os pêlos foram diminuindo, e esta tendência continuará ao longo dos anos futuros

-Aumento da superficie pulmunar, devido às mudanças ambientais que foram surgindo

Sem comentários:

Enviar um comentário